1

Homenagem ao idealizador do Fórum da Soja

Promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul, a FecoAgro/RS, desde 1990, e integrando a programação da Expodireto Cotrijal desde 2001, o Fórum Nacional da Soja se transformou num dos principais eventos do agronegócio brasileiro.

Nessa trajetória, muitas pessoas se destacaram, inovando e abrindo espaços para o debate de novas tecnologias, tendências, cenários, desafios e oportunidades para a atividade. Muito do sucesso desse evento se deve ao jornalista, cooperativista e profissional da área financeira Waldir Antonio Heck, que foi homenageado ontem, terça-feira (6), durante o evento.

Na coordenação geral do Fórum Nacional da Soja desde sua primeira edição, o homenageado deixa um legado de dedicação, trabalho e de muitos frutos para o cooperativismo e a agricultura gaúcha e brasileira.
De acordo com Heck, a homenagem o fez relembrar uma trajetória de mais de 30 anos. “Como dizia Jayme Caetano Braun, ‘não é o tempo que passa, nós é que passamos pelo tempo’. Neste tempo todo aprendi muito com os dirigentes, com os palestrantes e com o público. Revendo aqui estes fatos, esta história do fórum é empolgante. Tenho a sensação de que nestes anos conseguimos ser coerentes com os assuntos tratados”, conta o coordenador.

Placa

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, e o vice-presidente, Enio Schroeder, o presidente da Fecoagro/RS, Paulo César Pires, e o presidente da Cotrijuc e do Grupo CCGL, Caio Cezar Vianna, entregaram uma placa a Waldir Antonio Heck, em homenagem ao importante trabalho realizado a frente do Fórum Nacional da Soja e na sua vida como profissional e cooperativista.

Jornal O Interior

Em 1974, Heck fundou o jornal O Interior, com a participação de seis cooperativas, tendo Carazinho como sede, até 1981, quando mudou sua sede para Porto Alegre, junto a Fecotrigo, passando a circular em todas as regiões de produção do Rio Grande do Sul, com muitos assinantes em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e outros estados que tinham a presença de saudosos gaúchos.

Graças ao trabalho de Heck, os Fóruns Nacionais da Soja perseguiram essa ideia da cultura cooperativada, onde a qualidade da informação a respeito dos negócios dos agricultores e dos interesses das cooperativas é colocada à disposição de quem busca o conhecimento, fundamental à tomada de decisões. “O espírito de cooperação ou de solidariedade só se desenvolve adequadamente num sistema de trabalho quando as partes envolvidas têm amplo acesso ao conhecimento”, ressalta Heck.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal