1

Tempo: Semana começa com chuvas no Sul e Sudeste com frente fria acompanhada de massa de ar polar

Esta segunda-feira (09) começa com previsão de chuvas em áreas do Sul e Sudeste do Brasil com uma frente fria que avança pelo mar no litoral do Sudeste acompanhada de uma forte massa polar. Chuvas já foram registradas nas últimas horas nos estados do Sul, principalmente o Rio Grande do Sul, segundo mostram mapas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Segundo noticiou a Climatempo, as condições do tempo estão favoráveis para a formação de áreas de instabilidade. Durante o dia, a chuva ainda será frequente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas sem alerta para temporais. Na faixa entre o litoral de Santa Catarina, interior do Paraná, Sul de Mato Grosso do Sul e o pantanal de Mato Grosso, há possibilidade de garoas.

As chuvas no Sul do Brasil já preocupam alguns produtores da região. Segundo a Climatempo, no Rio Grande do Sul, em lavouras localizadas no Planalto, o excesso de chuva já tem prejudicado a finalização da semeadura e o aproveitamento dos fertilizantes devido à alta umidade do solo. Por outro lado, as plantações semeadas mais cedo têm sido beneficiadas pela umidade.

Em entrevista ao Notícias Agrícolas na última sexta-feira (06), o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, havia adiantado a previsão de chuvas neste início de semana na região Sul do país. Além disso, por conta da massa de ar polar, as temperaturas também devem cair em grande parte do país. As quedas serão mais sentidas em Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Fonte: Notícias Agrícolas