1

Soja: Acordo entre EUA e Europa estimula mercado e preços sobem mais de 15 pts em Chicago nesta 5ª

A euforia voltou ao mercado internacional da soja nesta quinta-feira (26) depois do anúncio do presidente americano Donald Trump de zerar a tarifa para a Europa comprar soja com exclusividade dos Estados Unidos.

“Nós vamos trabalhar para reduzir as barreiras e aumentar o comércio em serviços, químicos, farmacêuticos, produtos médicos, assim como soja”, disse Trump no fim do dia nesta quarta-feira (25) e a reação nos preços na Bolsa de Chicago foi imediata.

Os traders, no mercado internacional, vinham esperando por novidades fortes que pudessem promover movimentos como este nos preços, permitindo-os tomar posições mais agressivas para a oleaginosa na CBOT. A notícia chegou exatamente com esse efeito.

“Há um suporte do acordo comercial EUA e União Europeia, que deve levar a um maior volume de exportações americanas de soja para esta região. Estes acontecimentos podem, pelo menos momentaneamente, provocar a entrada dos fundos de investimento no mercado e oferecer suporte apesar da pressão das condições excelentes da safra americana de soja 2018”, explica Steve Cachia, direto de Malta, na Europa, onde é diretor da Cerealpar e consultor do Kordin Grain Terminal.

Fonte: Notícias Agrícolas