1

Fungos ajudam plantas a absorver nutrientes

Um subgrupo de super fungos, descoberto por cientistas do Sciencenetwork Wa (UWA) em solos de dois milhões de anos ao longo das planícies costeiras da Austrália, pode ser a chave para a sobrevivência de plantas em solos com deficiência de nutrientes. Os pesquisadores sabem agora que a sobrevivência das plantas, mesmo nos solos mais pobres, é muitas vezes baseada na coexistência entre os fungos micorrízicos e as raízes de uma planta.

Frequentemente organismos microscópicos fazem isso movendo-se através do solo, juntando-se às raízes das plantas e ajudando as plantas a remover os nutrientes do solo. A descoberta mais interessante do estudo foi que esse local de biodiversidade pode conter alguns super fungos, diz o ecologista de raiz da UWA, François Teste.

“Esses fungos ajudam as plantas em ambientes difíceis, e apesar de sabermos disso há algum tempo, o interessante deste estudo foi que, como os nutrientes se tornaram extremamente escassos em solos mais antigos, vimos a primeira indicação de que os fungos também estavam lutando, e eles começaram a mostrar sinais de estresse”, comenta.

Outros estudos examinando as limitações de fósforo em solos muito intemperados também apoiam o conceito de que pode haver um subconjunto de fungos micorrízicos com a capacidade de prosperar onde outros fungos lutam. No entanto, mais pesquisas são necessárias para isolar e identificar esses super fungos no laboratório ou em estufas.

“O que temos que fazer é ver se podemos usá-los para fins administrativos ou outros, como a restauração. As plantas estão fazendo muitas coisas diferentes para lidar e sobreviver. Os solos da Austrália Ocidental são incrivelmente interessantes e valiosos, e eles podem nos ensinar o que está acontecendo à medida que os solos envelhecem e se empobrecem”, conclui.

Fonte: Agrolink