1

O mundo digital chegou ao campo! Você não pode ficar fora dessa

Cada vez mais a tecnologia invade o campo e traz benefícios para os produtores. A agricultura 4.0 (Agro 4.0) – que nada mais é do que a utilização de informática para gerenciar a lavoura e melhorar a produção – oferece inúmeras possibilidades. Esse movimento de digitalização teve início na indústria automobilística da Alemanha e, com a sociedade globalizada, logo se espalhou por diversos lugares do planeta e atingiu todos os segmentos. Na agricultura, já está sendo considerada a próxima revolução.

A agricultura digital vai MUITO além de mandar uma mensagem para o seu consultor, gravar um vídeo ou fazer uma foto no campo com o celular e postar nas redes sociais. Ela é a otimização de processos e custos por meio de ferramentas digitais, o que pode elevar os índices de produtividade e rentabilidade. Com esses dispositivos, conseguimos ter o controle detalhado do uso de insumos (como adubos e defensivos), reduzir os custos de mão de obra, monitorar as condições climáticas, além de combater pragas e doenças. A agricultura digital está até mesmo na rastreabilidade do seu produto.

Você pode estar pensando que para ter todos esses benefícios é necessário muito investimento em máquinas caras. Mas a verdade é que com um celular, computador, tablet e acesso à internet já se pode baixar diversos desses aplicativos (muitos gratuitos) e começar a aproveitar os benefícios da modernidade. O mais importante, antes de tudo, é saber qual o problema você tem para resolver e aí então encontrar uma tecnologia para ajudar a superar esse desafio. Claro que uma nova tecnologia vai exigir um pouco de estudo e conhecimento, mas a visita a feiras e exposições pode ser um bom caminho para começar. Uma alternativa também é entrar em contato com técnicos especializados no assunto para lhe orientar no assunto.

Fonte: Blog Chico do Boas