1

2, 4-D: RS vai estabelecer regras para uso

As novas normas para a utilização do herbicida 2,4-D na soja devem ser anunciadas pelo Rio Grande do Sul depois de problemas causados para outras culturas nas últimas safras como pomares, vinhedos e morte de abelhas. A medida deve atingir 22 municípios.

A primeira regra diz respeito às condições de aplicação. O conhecimento de risco e responsabilidade deverá constar na prescrição de uso do defensivo. Deverão ser observadas condições meteorológicas ( horário, vento, temperatura e umidade para evitar a deriva) e equipamento adequado. A outra norma exige cadastro dos aplicadores e que o produtor esclareça as informações sobre a aplicação e riscos.

O 2,4-D é o segundo herbicida mais usado em soja no Brasil. Durante uma realizada nesta quinta-feira (04/07) foi proposto que as empresas criem um fundo, com aplicação de cerca de R$ 6 milhões, para controle do herbicida. O orçamento desse fundo seria direcionado para melhorias nas estações meteorológicas no Estado, análise de coleta e resíduos do herbicida, além da melhoria e criação de um sistema de monitoramento do produto.