1

O que estamos fazendo em nossa lavoura durante o inverno?

Atualmente a nossa agricultura está baseada em uma única cultura: a soja. Mas, para que haja um bom desenvolvimento e alta produtividade de soja, é importante termos um solo com boa fertilidade, sem compactação e sem plantas daninhas, por isso o inverno é o momento para a realização de manejos que favoreçam essas condições.

Com a baixa frequência de trigo em nossa região, muitas áreas ficam abandonadas desde meados de março até o mês de setembro, isso acarreta o aumento da população de plantas daninhas. Segundo o engenheiro agrônomo Felipe Michelon, em outros casos, o gado é empregado sem critério e sem manejo adequado, o que resulta na compactação. A terceira situação é a implantação de uma cultura como a aveia, ou o próprio trigo com pouco uso de fertilizantes causando um esgotamento do solo.

Há algumas alternativas, mesmo com todos os riscos que a cultura apresenta, o trigo é uma boa opção para implantação na lavoura, visando colheita de grãos, assim como a aveia, que apresenta um risco inferior ao trigo, mas ambos precisam de manejo adequado com fungicidas, inseticidas, herbicidas e principalmente fertilizantes”, comenta Felipe.

O MERCADO DA COTRIJUC EM JÚLIO DE CASTILHOS É ONLINE, ACESSE AGORA MESMO!

Outra alternativa, conforme o agrônomo, é estruturar o solo com plantas de cobertura, visando prepara-lo para o cultivo de verão. Uma boa opção neste caso, são os consórcios com diferentes culturas (nabo + aveia + centeio ou ervilhaca + aveia, entre outros). “Por último mas não menos importante há a opção de pastagem. É uma ótima alternativa e que pode ter uma rentabilidade boa sem agredir o solo, desde que manejado adequadamente, ou seja, utilizar uma pastagem implantada (aveia, azevem, entre outras) pastagem essa feita com uma adubação correta, sem plantas daninhas”, ressalta o Engenheiro Agrônomo.

Felipe também recomenda que após ter a lavoura de pastagem é fundamental manejar o gado adequadamente principalmente quanto a lotação e momento de entrada dos animais na lavoura, visando minimizar o efeito de compactação do solo. Das alternativas descritas acima, todas têm seus pontos fortes e fracos por isso é importante conciliar cada local a melhor alternativa. Precisa de ajuda ou quer saber mais sobre as alternativas em lavoura de inverno? Procure nossos técnicos COTRIJUC / GETAGRI.