1

Agricultura lidera preservação do meio ambiente no Brasil

Dados divulgados pela Embrapa, resultantes do Cadastro Ambiental Rural (CAR), demonstram que os agricultores brasileiros lideram preservação ambiental no Brasil.

Criado pela Lei 12.651/12, o novo Código Florestal, o CAR mostra que mais de 4,1 milhões de imóveis rurais estavam cadastrados no Serviço Florestal Brasileiro até maio de 2017.

A área é superior a 410 milhões de hectares, sendo que em média, apenas 50,1% da superfície das propriedades são usadas na agricultura.

Segundo os dados, os agricultores preservam mais vegetação nativa na área agrícola do que todas as unidade de conservação, que juntas representam 13%, enquanto que os imóveis dos agricultores 20,5% do Brasil.

Ao todo, o Brasil tem mais de 66% de seu território coberto por vegetação nativa, sem falar nas áreas de pastagem nativa do Pantanal, do Pampa, da Caatinga e dos Cerrados, que agregadas chegariam a 75% de área preservada.

Para se adequar ao Código Florestal, os agricultores brasileiros informam com base em imagens de satélite e demarcações, todo o uso e ocupação das terras.

Fonte: MT+