1

Aumento do plantio de soja do Brasil em 20/21 será o maior em 6 anos, diz Arc Mercosul

Produtores de soja do Brasil deverão aumentar a área plantada com soja em 3,8% na temporada 2020/21, para históricos 38,43 milhões de hectares, com preços favoráveis permitindo que o setor tenha o maior crescimento no plantio de um ano para o outro desde a temporada 2014/15, estimou ontem (27/7) a consultoria Arc Mercosul.

Com essa área, a safra de soja do Brasil, maior produtor e exportador global da oleaginosa, poderia atingir um recorde de 129,15 milhões de toneladas, aumento de 3,44% ante 2019/20, segundo a Arc Mercosul, em sua primeira projeção para a nova temporada, cujo plantio começa em setembro.

“Ainda temos oferta de 90 reais, 95 reais, 100 reais (a saca) para soja futura, dependendo da praça. Estes valores da soja futura são 20%-30% superiores aos futuros exercidos no mesmo período do ano em 2019”, disse o diretor da Arc Mercosul, Matheus Pereira, justificando o impulso na área plantada.

Prêmios firmes nos portos brasileiros e a forte demanda da China ajudam a explicar esses preços mais altos, acrescentou.

Produtores deverão expandir o plantio de soja este ano principalmente em pastagens degradadas, conforme analistas.

Na semana passada, outra consultoria, a Céleres, havia apontado um plantio superior a 38 milhões de hectares, com produtores guiados por margens recordes.

Em meados deste mês, a Safras & Mercado projetou o plantio em 37,8 milhões de hectares e também uma produção recorde.

Fonte: Reuters