1

ÚLTIMOS DIAS DO VERÃO COM CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DA ESTAÇÃO: AQUECIMENTO DIURNO E PANCADAS DE CHUVAS PELO BRASIL

O verão acaba oficialmente no próximo sábado, dia 20, e até lá, todas as regiões do país terão dias típicos da estação, com aquecimento diurno e pancadas de chuva acontecendo principalmente entre os períodos da tarde e noite. A partir da próxima semana, de forma gradual, todas as regiões passarão pela fase de transição entre verão e outono.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), áras de instabilidade seguem ativas no Centro-Oeste e também no Matopiba. A atuação da Zona de Convergência Intertropical favorece a formação de nuvens carregadas na parte norte do país, sobretudo no Maranhão, que deve receber as precipitações mais expressivas nas próximas 24 horas.

Em relação aos volumes esperados, o modelo Cosmo, também do Inmet, prevê chuvas entre 20mm e 30mm em todo estado do Maranhão. Ainda no Matopiba, Piauí e Tocantins também têm previsão de chuvas, porém com volume mais baixo. O Oeste da Bahia deve permanecer com tempo seco.

Já no Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas seguem previstas para o Mato Grosso. A tendência é de chuvas de até 30mm nas regiões central e norte do estado. O modelo mantém ainda a umidade para Goiás e Mato Grosso do Sul, que devem acontecer em formas de pancadas no final do dia.

Na região Sudeste do Brasil, a tendência também é de chuvas típicas de verão. O modelo Cosmo mantém chuvas com volumes baixos para São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Algumas nuvens vão passar ao longo da semana sobre o estado de São Paulo, mas o sol vai predominar. As temperaturas seguem elevadas, com máximas em torno dos 30°C na maioria das regiões, inclusive na capital”, complementa a previsão da Climatempo.

A semana começa com tempo seco e altas temperaturas na região Sul do Brasil. Segundo as previsões da Climatempo, os padrões devem mudar entre terça e quarta-feira (16) com avanço de um sistema de baixa pressão para a região.

“Com isso, no Rio Grande do Sul, a expectativa é de tempo instável, com chuva durante a quarta-feira. O céu fica cheio de nuvens e há condições para temporais. As áreas do sul e leste do estado devem registrar rajadas de vento”, afirma a consultoria.

Fonte: Notícias Agrícolas

https://www.noticiasagricolas.com.br/