1

RS: VEJA O CENÁRIO DA SAFRA DE GRÃOS

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o Rio Grande do Sul se encaminha para o final da safra de grãos de verão.

A mais adiantada é a soja onde já estão colhidas 87% das lavouras. Outros 12% das lavouras estão em maturação e 1% ainda em enchimento de grãos. A safra da oleaginosa deve se confirmar como a maior da história no Estado, superando as 20 milhões de toneladas.

Em regiões onde a colheita da soja está mais adiantada, cerealistas abrem o silo e produtores dão atenção à continuidade da colheita do milho. No Estado 84% das lavouras estão colhidas. Outros 10% das lavouras estão em maturação e 6% ainda em enchimento de grãos. No grão o total deve somar 4,3 milhões de toneladas na primeira, alta de 10%. O Estado não planta safrinha para dar espaço ao trigo.

Já no arroz restam apenas 3% das lavouras a serem colhidos, que estão em fase de maturação. Com a safra praticamente concluída (97%), o Rio Grande do Sul colhe boa produção. Nas áreas colhidas, produtores conduzem bovinos de corte. A previsão de colheita do grão é de alcançar 7,7 milhões de toneladas.

Fonte: AgroLink

https://www.agrolink.com.br/