1

STARTUP CRIA ROBÔ QUE PROMETE ELIMINAR ATÉ 100 MIL ERVAS DANINHAS POR HORA

⇒Sabendo das dificuldades que se enfrenta no campo com as ervas daninhas resistentes, a agtech estadunidense Cardon Robotics comercializa um robô antônomo capaz de eliminar ervas daninhas resistentes a químicos a lasers de alta potência.

⇒O robô Weeder, emprega as últimas tecnologias em robótica agrícola para a locomoção autônoma, identificação e aplicação do laser para erradicar ervas daninhas por meio de energia térmica, sem prejudicar o solo.

⇒De acordo com a empresa, o equipamento opera durante o dia e a noite e consegue eliminar até 100 mil plantas daninhas por hora em uma cobertura ao redor de 10 hectares por dia.

⇒Assim, a máquina permite que agricultores usem menos herbicidas e reduzam a mão de obra para remover as plantas indesejadas, melhorando a confiabilidade e previsibilidade de custos, rendimento da colheita e margens.

⇒Segundo a empresa, já existem 263 espécies resistentes a herbicidas em 71 países e, por isso, a solução tem tido alta demanda com encomendas contratadas na casa dos US$ 20 milhões.

⇒O controle de ervas daninhas é um dos maiores desafios e entraves que os agricultores enfrentam e pensando nisso foi que Agtech desenvolveu o robô a leser, pensando em trazer a solução até o produtor diminuição da mão de obra, redução de custos e uma maior produtividade em seus cultivos.

Texto: Ana Vitória Roos – Assistente de Inovação Cotrijuc

Fonte: Revista Globo Rural