1

ANEC ELEVA EXPORTAÇÃO DE SOJA DO BRASIL EM FEVEREIRO A 13,8 MI T; TRIGO DISPARA

SÃO PAULO (Reuters) – As exportações de soja do Brasil devem alcançar 13,769 milhões de toneladas em março, disse a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira, que vê alta ante a expectativa anterior para a oleaginosa e uma disparada nos embarques de trigo.

Na semana passada, a associação projetava que o maior produtor e exportador global de soja embarcaria 11,77 milhões de toneladas de soja neste mês.

O volume, no entanto, representa queda ante as quase 15 milhões de toneladas exportadas pelo país em março do ano passado.

Já para o trigo, a Anec espera embarques de 502,6 mil toneladas para março, de acordo com a programação dos navios nos portos. No mesmo período de 2021, a entidade não registrou exportações brasileiras do cereal.

Caso a projeção se confirme, as vendas externas de trigo podem somar 2,12 milhões de toneladas no acumulado do primeiro trimestre deste ano, volume que representa quase o dobro do exportado no total de 2021, de 1,1 milhão de toneladas.

O Brasil é um dos maiores importadores globais de trigo. Mas, após uma colheita recorde em 2021 e um câmbio favorável, o país fechou negócios para exportar volumes nunca vistos ao final do ano passado, e novas transações foram feitas recentemente.

Ainda de acordo com o levantamento, a Anec estima embarques de 1,78 milhão de toneladas de farelo de soja para março, ante 1,27 milhão no mesmo mês de 2021. Até a semana passada, a previsão era de 1,45 milhão de toneladas.

Quanto ao milho, a associação zerou a projeção de vendas externas para o mês, contra estimativa de 30 mil toneladas na semana passada e 115,12 mil embarcados um ano antes, mostraram os dados.

Fonte: https://www.noticiasagricolas.com.br/