1

Anvisa suspende carbendazim. ENTENDA O MOTIVO

A suspensão é imediata e vale até que conclusão do processo, que está previsto para ser concluído em 8 de agosto

Nesta terça-feira (21), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão cautelar da importação, produção, distribuição e comercialização do carbendazim,  um dos agrotóxicos mais usados no Brasil em culturas como soja, milho, laranja e maçã, e banido na Europa e nos Estados Unidos por suspeita de provocar câncer e malformação de fetos.

A suspensão é imediata e vale até que conclusão do processo, que está previsto para ser concluído em 8 de agosto. A presidente substituta da Anvisa, Meiruze Freitas, afirmou que o “uso” do agrotóxico também está suspenso.

Na reunião, ficou decidido que haverá uma consulta pública até 11 de julho. Os diretores acordaram que a decisão final será tomada em reunião em 5 de agosto, com publicação de resolução em 8 de agosto, dentro dos prazos ordenados pela Justiça. Um dos tópicos da decisão abre a possibilidade de a Anvisa conceder prazo, entre agosto e novembro de 2022, para indústrias e lojas comercializarem o carbendazim.

O Carbendazim é um fungicida sistêmico , de amplo espectro do grupos dos benzimidois e tem seu uso em aplicação foliar e  tratamento de sementes. As principais culturas de uso são a soja , feijão , trigo , algodão e citrus. O cancelamento do ativo retira uma importante ferramenta principalmente no manejo de doenças do final de ciclo na cultura da soja.

O Carbendazim é  uma ferramenta que vem sendo usada por muito tempo pelos agricultores sendo um fungicida de baixo custo. É importante no manejo de resistência, principalmente para a soja que hoje conta com poucos grupos químicos de fungicidas.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/