1

Semeadura do trigo alcançou 60% da área

Há um atraso na implantação da cultura em relação ao planejamento inicial dos produtores

A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha. Houve predomínio de dias chuvosos e alta umidade, que prejudicaram a implantação da cultura. Os triticultores encontraram muita dificuldade em ampliar ou finalizar a implantação da cultura, sendo possível apenas em áreas de topografia mais altas, como coxilhas ou solos mais drenados. Com a presença de umidade, a germinação foi beneficiada, e a emergência dos solos é uniforme. Contudo, as plantas apresentam a primeira folha do embrião muito fina, de coloração amarelada e com o desenvolvimento lento devido à falta de luminosidade.

Conforme os dados da Emater/RS, a semeadura alcançou 60% da área projetada, com pequeno avanço, concentrado apenas no dia 20/06, na metade Norte, e até 22/06, mais ao Sul do Estado. Há um atraso na implantação da cultura em relação ao planejamento inicial dos produtores, que causa apreensão em função do avanço na projeção da data da colheita, que, por sua vez, pode competir com a época de instalação das lavouras de verão. Na região administrativa da Emater /RS Ascar de Bagé, o plantio nos municípios da Campanha ainda está bastante atrasado, sendo que a estimativa é de apenas 3% em Hulha Negra, e 7% em Caçapava do Sul. Na Fronteira Oeste, os trabalhos estão mais adiantados, embora as chuvas recentes tenham provocado atrasos e a necessidade de replantio. Em Maçambará, o clima relativamente seco permitiu avanço expressivo, sendo que 62% da área prevista já foi semeada.

Nas lavouras estabelecidas em maio e que se encontram na fase de perfilhamento, foram realizadas aplicações de herbicidas e de fertilizantes nitrogenados. Na de Caxias do Sul, houve a impossibilidade de semeadura, mas não há atraso em relação à implantação, pois cerca de 85% da área de cultivo projetada é localizada nos Campos de Cima da Serra, onde o período preferencial para a operação é o mês de julho. Na de Frederico Westphalen, a semeadura alcançou 65% e está aquém da desejada. O atraso altera o manejo de plantas daninhas em função do aumento do tempo entre a dessecação e a semeadura, permitindo a emergência de plantas invasoras, como azevém,  que encontra condições adequadas para seu desenvolvimento. Em alguns municípios da região, ocorreram danos causados por enxurradas em lavouras recém-semeadas.

Nas regionais de Ijuí e Soledade, a semeadura praticamente não evoluiu, e, nas lavouras semeadas entre 18 a 20/06, as chuvas intensas causaram escorrimento superficial e erosão laminar e em sulcos. Nas semeaduras em declive, foram observados arrasto de sementes em pequenos espaços das lavouras. Na de Santa Rosa, houve um pequeno incremento nas lavouras semeadas, alcançando 73% implantadas. Geograficamente, os municípios localizados mais ao norte da região apresentam um percentual maior, e a região das Missões, onde está localizada a maior área de cultivo, o índice de semeadura é menor, salientando o atraso em relação à safra anterior.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/