1

Clima vem contribuindo com as lavouras de trigo

Veja os destaques no progresso das safras no país

Progresso: 99.5% semeado e 2.6% colhido. 1.4% Emergência; 60.9% desenvolvimento vegetativo; 14.1% em floração; 15.2% em enchimento de grãos; 5.9% em maturação.

O clima vem sendo fator contribuinte para o desenvolvimento das lavouras de trigo do país. As chuvas estão dentro do esperado para a média histórica e ocorrendo nos momentos certos até agora, apesar de atrasos pontuais na semeadura do RS e de alguns pontos de estiagem no Paraná.

No Rio Grande do Sul, restam apenas a implantação das lavouras na região da Campanha. No Noroeste, as lavouras seguem com bom desenvolvimento. Na Depressão Central, Planalto Médio e Superior, há ocorrências pontuais de doenças, no entanto os agricultores realizam o monitoramento e controle.

No Paraná, a semeadura está completa. A estiagem das últimas semanas afetou as condições ideais para o desenvolvimento das lavouras. Em SC, a área destinada ao cultivo de trigo está totalmente semeada. As condições das lavouras são boas, devido às condições climáticas favoráveis. As lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e iniciando o florescimento.

Em Mato Grosso do Sul, as chuvas favoreceram as lavouras em enchimento de grãos e não prejudicaram a maturação. Em Minas Gerais, a colheita avança à medida que os grãos atingem a umidade ideal.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/