TECNOLOGIA NO AGRONEGÓCIO: COTRIJUC PARTICIPA DO AG TECH MEETING 2022
A Cotrijuc esteve entre as seis cooperativas convidadas a participar do AgTech Meeting 2022, que reuniu cerca mil startups – empresas inovadoras – do agronegócio, entre os dias 23 e 25 de agosto. A programação aconteceu no AgTech Garage, o maior hub de inovação do segmento na América Latina, que fica localizado em Piracicaba, São Paulo.
A cooperativa foi representada pelo gerente de inovação e varejo, Maicon Buzatti, que participou do Painel “Digitalização acelera na pecuária”. Conforme ele, a criação de gado de corte vem diminuindo ao longo dos últimos anos. Em 2010, havia cerca de 14 milhões de cabeças de gado e, em 2020, esse número caiu para 10 milhões, uma redução de aproximadamente 30%. Com a digitalização, está se buscando reverter esse quadro, tornando a atividade mais rentável. Balanças inteligentes e drones para a contagem dos animais são algumas das ferramentas que já estão sendo utilizadas com este propósito.
A programação ainda abordou temas como sucessão familiar, internet 5G, inovação compartilhada e crédito de carbono. Esse último tópico trata sobre o fomento de áreas verdes e manejo correto da safra, com o intuito de tornar a agricultura mais sustentável, onde os produtores poderão receber até U$$ 20,00 (vinte dólares) por hectare de área protegida.
Além de Maicon Buzatti, também estiveram participando o analista programador Cássio Lorenzett e cientista de dados Luiz Henrique Campos, colaboradores do setor de Tecnologia da Informação da Cotrijuc. O objetivo é buscar inovação, informações e novas tecnologias para serem implementadas nas propriedades dos cooperados e clientes.
Texto e fotos: ASCOM Cotrijuc



















































