1

Emater/RS: disponibilidade de pastagens expressiva auxilia produção de leite

disponibilidade de pastagens está mais expressiva, permitindo a melhoria do estado corporal de vacas em lactação, das novilhas e das vacas secas.

As temperaturas amenas e a regularidade na oferta alimentar têm favorecido o manejo reprodutivo das novilhas e vacas.

Segue a perspectiva de manutenção de baixos preços pagos pelo litro do leite, o que está causando problemas a diversos produtores para se manter na atividade. A preocupação aumenta mais devido ao custo de produção, pois houve novos aumentos de preço da alimentação concentrada em função do alto custo da soja, do milho e do trigo.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, a produção de leite nas principais bacias da região da Campanha e da Fronteira Oeste continua em crescimento.

Na regional de Frederico Westphalen, as pastagens anuais de inverno estão em final do ciclo, o que reduz a qualidade da forragem, impactando na produção do leite.

Na de Ijuí, a produção de leite segue estável, porém houve necessidade de aumento do fornecimento de alimentos conservados, principalmente silagem, devido à diminuição da produção das forragens de inverno e ao fato das forragens de verão ainda não estarem com bom acúmulo, o que tem elevado os custos de produção.

Na de Passo Fundo, os produtores estão com dificuldade para a manutenção dos níveis de produção de leite neste período de transição entre o inverno e a primavera, havendo necessidade do aumento do fornecimento de alimentos conservados.

Na regional de Pelotas, em Arroio Grande, as matrizes estão sendo inseminadas para que entrem com cria, quando as pastagens de inverno já estiverem estabelecidas no próximo ano.

Na de Porto Alegre, em Charqueadas, como resultado da realização de testes para detecção de animais com brucelose e com tuberculose bovina, houve o registro de sete animais reagentes para esta doença. Esses animais estão sendo encaminhados para abate sanitário, e a propriedade está fechada para compra e venda de animais (exceto vendas para abate dos animais negativados).

Na regional de Santa Rosa, a produção de leite se manteve estável, porém os produtores já começam a se preocupar com o período de vazio forrageiro primaveril. Nas propriedades com áreas maiores de pastagens perenes de verão, como tífton, jiggs, capim kurumi e aruana, o vazio forrageiro será de menor intensidade.

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/