1

Emater/RS: condições climáticas favoráveis ao bem-estar do rebanho leiteiro

As condições do tempo foram benéficas para o bem-estar dos rebanhos leiteiros, e há boa disponibilidade de pastagens, embora algumas propriedades disponham apenas de forrageiras em fase final de ciclo, que compromete parcialmente o valor nutricional da dieta, havendo necessidade de complementação com o uso de silagens e/ou de rações.

No geral, as condições sanitárias dos rebanhos permanecem boas mediante a utilização de práticas de controle de parasitas, da aplicação de vacinas e do manejo.

As informações coletadas pela Emater/RS mostram queda no preço do litro do leite pago ao produtor, e custo de produção ampliado, puxado pelo preço da soja, do milho e do trigo, principais insumos da alimentação concentrada.

Na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Aceguá, os produtores que utilizam maior nível tecnológico estão adquirindo novilhas oriundas do Paraná, visando à elevação dos índices de produtividade de leite. Em Dom Pedrito, houve saída de produtores da atividade devido ao grande aumento dos custos de produção e pela falta de correção em relação aos valores pagos pelo litro do leite ao produtor.

Na regional de Ijuí, a produção de leite começa a diminuir com a redução da oferta de forragem verde. Dados de uma cooperativa local revelam redução de 4% no volume de leite coletado em relação à semana anterior (19 a 25/09), principalmente nas propriedades que utilizam sistema de produção à base de pasto. Nos sistemas de produção confinados, a produção segue estável.

Na de Passo Fundo, os rebanhos que apresentam boas condições sanitárias e escore corporal estão mantendo os níveis de produção de leite, mesmo com a redução da qualidade das pastagens de inverno. Os produtores têm utilizado de alimentos conservados e concentrados para fazer os ajustes nas dietas, visando atender às necessidades dos rebanhos.

Fonte: https://www.milkpoint.com.br/