1

Soja: Abiove aponta safra em 152,6 mi de t e faz projeção para óleo e farelo

Projeções da entidade para a atual safra consideram a retomada do cronograma de mistura de biodiesel ao diesel comercial em 15% (B15)

As projeções para a safra 2022/23 e as estatísticas mensais do complexo soja até dezembro de 2022 foram atualizadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).

A entidade não fez grandes alterações em relação ao levantamento anterior (divulgado no mês passado). A produção de soja continua em 152,6 milhões de toneladas e o processamento do grão em 52,5 milhões – maiores volumes já registrados em toda a série histórica.

A Associação destaca que as suas projeções para a atual safra consideram a retomada do cronograma de mistura de biodiesel ao diesel comercial em 15% (o chamado B15), a partir de março, conforme previsto em lei.

Os números de produção de farelo e o óleo seguem inalterados, apontando recordes de 40,2 e 10,7 milhões de toneladas, respectivamente.

Exportações do complexo soja

complexo soja

Fonte: Abiove

As projeções para as exportações deste ano também estão mantidas: soja em grão em 92 milhões de toneladas, farelo em 20 milhões e óleo em 1,75 milhões. A receita esperada com as exportações do complexo soja deve ficar na casa dos US$ 65 bilhões neste ano, arrecadação sem precedentes.

Com a atualização dos dados do último mês de dezembro, a produção de soja da safra 2022 deve fechar em 128,6 milhões de toneladas. Já o processamento se mantém em 50,4 milhões, volume recorde que pode ser superado pelos números da atual safra.

As produções de farelo e de óleo de soja permanecem inalteradas, registrando 38,6 e 10,2 milhões de toneladas, respectivamente. Mais uma vez, volumes recordes que, segundo projeções, serão transpostos pela produção da safra 2023.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/