1

RS é reconhecido pelo Chile como zona livre de aftosa sem vacinação

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu em maio de 2021 o Rio Grande do Sul como livre da enfermidade sem vacinação

A decisão do Chile de reconhecer o Rio Grande do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação abre mercado para a carne produzida no estado, disse nesta segunda-feira (6) o governador Eduardo Leite (PSDB) no lançamento da Expodireto Cotrijal em Porto Alegre.

“Agora é tarefa de promoção comercial para que a gente consiga trazer para cá recursos que movimentam nossa economia”, disse Leite.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reconheceu em maio de 2021 o Rio Grande do Sul como livre da enfermidade sem vacinação.

A decisão do Chile foi publicada no Diário Oficial do país.

Segundo o Chile, o reconhecimento valerá enquanto “se mantenham as condições sanitárias, de prevenção e controle implantadas pela República Federativa do Brasil”.

A avaliação foi confirmada em inspeções feitas pelas autoridades chilenas.

Em 2022, o Brasil exportou aproximadamente 71.858 toneladas de carne bovina para o Chile, com uma receita de US$ 360,1 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

Fonte: https://www.canalrural.com.br/