1

Programa Soja Baixo Carbono sinaliza data de definição do protocolo

Definição da certificação será validada nas cinco macrorregiões de soja do país. Ao todo, 25 áreas piloto serão utilizadas para validação

Foi realizado nesta terça-feira (11) o 1º Fórum Soja Baixo Carbono, durante a Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, no Paraná. O evento, realizado pela Embrapa Soja, teve como objetivo discutir o programa de certificação sustentável do grão produzido no Brasil.

Segundo o chefe-geral da entidade, Alexandre Nepomuceno, as informações e os parâmetros a serem utilizados por certificadoras de terceira parte estão sendo organizados pela Embrapa neste momento.

“Esses parâmetros serão validados e registrados no Ministério da Agricultura. Então, as áreas e propriedades que quiserem buscar a certificação devem ir até as certificadoras que, por sua vez, farão a avaliação e darão o selo Soja Baixo Carbono. Acreditamos que até o final do ano que vem já teremos isso bem encaminhado”, afirma.

Lavouras de soja piloto

De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja, Henrique Debiasi, o protocolo para definição da certificação de áreas produtoras da oleaginosa com baixa emissão de gases poluentes vai passar por validação nas cinco macrorregiões sojícolas do país.

“Vamos pegar pelo menos cinco áreas por região sojícola, desde o Pará até o Rio Grande do Sul, ou seja, no mínimo 25 áreas de validação. A perspectiva é que em meados de 2026 o protocolo já esteja registrado no Mapa e sendo aplicado em nível comercial”.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/