1

Fórum da produção pecuária destaca desafios e estratégias para o futuro

Fórum aconteceu durante a XVII Fenatrigo Agrotecnologia

Em uma manhã de reflexão e aprendizado, o Fórum da Produção Pecuária, realizado nesta quarta-feira, 04, marcou um momento importante de troca de conhecimento. O evento ocorreu no auditório da agricultura, no Parque de Exposições de Cruz Alta, como parte da programação da VXII Fenatrigo Agrotecnologia.

O destaque da primeira palestra foi o Zootecnista Jaime Ries, Assistente Técnico Estadual da Emater/RS – Ascar, que trouxe à tona a “Realidade atual da produção leiteira no Rio Grande do Sul”. Ries compartilhou preocupantes números, destacando a redução no número de produtores de leite. De acordo com ele, embora tenhamos testemunhado um aumento no volume médio diário de produção de leite, esse aumento contrasta com a significativa redução no número de estabelecimentos produtores de leite ligados à indústria, que têm abandonado a atividade nos últimos anos. Essas informações estão detalhadas no Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite, recentemente divulgado pela Emater/RS-Ascar.

O relatório revela um crescimento médio de 14% na produção de leite entre os anos de 2021 e 2023, mas, ao mesmo tempo, indica que o número de produtores vinculados à indústria diminuiu de 40.182 em 2021 para 33.019 em 2023, uma redução de aproximadamente 18%.

Jaime Ries também abordou as adversidades enfrentadas pelos produtores, como os valores historicamente baixos dos últimos quatro anos, impactados pela estiagem, importações, e custos de produção elevados. Produtores de menor escala estão encontrando dificuldades em manter suas operações, devido à falta de mão de obra qualificada e aos desafios econômicos.

Apesar desses desafios, Ries enfatizou que os produtores estão se especializando e buscando investir em suas operações. Ele destacou a resiliência e o compromisso daqueles que permanecem na indústria.

O evento também contou com a palestra do Engenheiro Agrônomo, Ph.D Wagner Beskow, da Transpondo Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária, que abordou estratégias de ação para produtores de leite que superam crises e buscam crescimento.

Além disso, um caso inspirador foi compartilhado, apresentando o sucesso do produtor de leite do Sistema CCGL, Tiago de Oliveira, que reside na localidade de Carajazinho, no interior de Eugênio de Castro e passou por desafios iniciais, mas, com a assistência técnica da CCGL, conseguiu aprimorar seu rebanho, aumentar a produtividade e melhorar a rentabilidade de sua propriedade.

O Fórum da Produção Pecuária serviu como um importante fórum para a troca de conhecimentos e experiências, destacando a resiliência e a determinação dos produtores de leite no Rio Grande do Sul, enquanto enfrentam desafios significativos na busca por um futuro mais promissor.

Texto e fotos: Divulgação CCGL