1

RS propõe calendário regionalizado para plantio da soja em 24/25

A proposta de regionalização do calendário de vazio e plantio da soja foi motivada pelas condições climáticas adversas que o RS enfrentou

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) uma proposta de calendário de vazio sanitário e semeadura da soja para a safra 2024/2025.

A proposta prevê um calendário regionalizado, com três setores: Sul-Sudoeste, Norte-Nordeste e Campos de altitude.

Para a região Sul-Sudoeste, o período proposto vai de 1º de outubro de 2024 a 18 de janeiro de 2025, com 110 dias.

Na região Norte-Nordeste, o período proposto vai de 1º de outubro de 2024 a 28 de janeiro de 2025, com 120 dias.E nos Campos de altitude, o período proposto vai de 1º de outubro de 2024 a 8 de janeiro de 2025, com 100 dias.

A proposta de regionalização do calendário foi motivada pelas condições climáticas adversas que o Rio Grande do Sul tem enfrentado nos últimos anos, principalmente no período de semeadura das culturas de verão.

“A regionalização do calendário é uma resposta a esses eventos adversos, propiciando melhores condições para o plantio da soja”, explicou o diretor do Departamento de Defesa Vegetal (DDV) da Seapi, Ricardo Felicetti.

A regionalização também trará boas consequências para a cultura do milho, que é impactada diretamente pelo calendário da soja.

“O milho é uma cultura estratégica para a produção agropecuária gaúcha”, disse Felicetti.

O período do vazio sanitário, que será igual em todas as regiões do estado, ficou proposto para ocorrer de 3 de julho a 30 de setembro de 2024.

Durante o vazio sanitário, não se pode manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/