1

Rendimento de grãos maior está impulsionando produção de cereais

Nos próximos dez anos, mais produção global de cereais se originará do crescimento do rendimento e da área de intensificação

Os preços internacionais dos cereais aumentaram até 2021, para fechar no melhor patamar em nove anos. Fornecimento global apertado combinado com a forte demanda e as incertezas da política comercial empurraram a média do trigo para cima, e os preços de outros grãos, que subiram cerca de 30% em relação ao ano de 2020.

Os preços do milho foram mais de 50% superiores aos no ano-calendário anterior, impulsionado principalmente por incertezas de produção na América do Sul, aumentou custos de produção e grandes importações de milho pela China. Em contraste, os preços internacionais do arroz ficaram abaixo dos níveis de 2020, pois a ampla oferta exportável intensificou a concorrência entre os exportadores.

Nos próximos dez anos, mais produção global de cereais se originará do crescimento do rendimento e da área de intensificação, dado os limites das terras aráveis disponíveis. Supõe-se que as melhorias de rendimento resultem de variedades de sementes melhoradas e mais acessíveis, maior eficiência no uso de insumos e melhor práticas agrícolas.

No entanto, o acesso limitado a novas tecnologias em alguns países e a falta de investimento pode restringir o crescimento. Além disso, as crescentes preocupações ambientais, também refletidas em novas políticas (como as metas do Pacto Verde da União Europeia), podem até reduzir os rendimentos médios.

Comercialização de cereais

Globalmente, cerca de 16% da produção de cereais é comercializada internacionalmente em 2021, variando de 10% para arroz a 24% para o trigo. A parcela da produção comercializada de cereais deverá aumentar marginalmente para 17% até 2031, em grande parte devido ao aumento das participações comerciais de trigo e arroz.

Em termos de volume, os excedentes líquidos de cereais e os déficits mostram um padrão regional claro. No entanto, esses padrões diferem entre os cereais. Por exemplo, a maior parte do excedente exportável de arroz deverá permanecer concentrado nos países asiáticos, enquanto na América Latina e no Caribe a exportação de milho é amplamente compensada pelas importações de trigo.

No geral, vários países africanos e asiáticos deverão tornar-se mais dependentes das importações de cereais na próxima década.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/