1

Luta contra pragas: Algoritmo conta bater de asas de insetos

Esse sensor é considerado revolucionário

Buscando lutar contra as pragas e inspirados por uma tecnologia de espionagem da Guerra Fria, a FarmSense, fundada por professores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, desenvolveu o FlightSensor. Ele é baseado em inteligência artificial, machine learning e análise em tempo real para fazer o monitoramento de insetos.

Esse sensor é considerado revolucionário porque consegue, inclusive, identificar o bater de asas típico de cada espécie de insetos. A novidade é resistente a intempéries climáticas e possui baterias para durar cerca de um ano. Ela funciona de modo com que os insetos são atraídos para uma mescla de substâncias químicas e, a partir disso, a tecnologia reconhece que inseto é aquele e transmite as informações para um sistema de nuvem em tempo real.

A seguir um verdadeiro serviço de GPS entra em ação, já que os dados são analisados e o produtor saberá qual inseto está presente em que parte da lavoura, com um mapa que é gerado na sequência da análise. De acordo com a empresa responsável pelo desenvolvimento, essa tecnologia economiza tempo e recursos financeiros, já que diminui a necessidade no uso de pesticidas e mesmo assim aumenta o rendimento das colheitas.

A FarmSense anunciou o lançamento oficial do dispositivo em junho do ano passado, sendo que até o final de 2022, mil unidades serão distribuídas no estado da Califórnia. Segundo eles, esse movimento é um reflexo do interesse da cadeia de alimentos na produção sustentável e alternativa contra pragas nas lavouras.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/