1

Colostro pode ser alternativa no tratamento de bovinos

A diarreia ainda é um desafio no desenvolvimento de bezerros leiteiros e pré-desmamados, o que gera doenças e até mortes
A diarreia ainda é um desafio no desenvolvimento de bezerros leiteiros e pré-desmamados, o que gera doenças e até mortes. Porém, a solução pode estar mais próxima do que se imagina, no colostro das vacas. Isso mesmo, recentes pesquisas afirmam a eficácia do colostro como tratamento precoce de diarreia em bezerros jovens.

O artigo publicado no Dairy Herd, portal especializado em rebanho leiteiro, diz que o colostro tem sido usado na nutrição suplementar e tratamento de diarreia em humanos há séculos. Um caso de diarreia custa mais de US$ 50 por bezerro, sendo que 5% dos animais afetados não sobrevivem. De acordo com a publicação, uma novilha de reposição, por exemplo, que teve diarreia, terá cerca de 50g/ a menos de ganho médio diário.

Outra estatística importante destacada no artigo, é que entre os bezerros dos EUA que sofrem com diarreia, cerca de 75% deles são tratados com antibióticos, que não respondem em muitos casos, além de terem alterações na microbiota intestinal.

Sendo assim, o colostro pode ser a resposta no tratamento da diarreia, já que é confirmado que o colostro dado a cria após o nascimento, protege o animal de várias doenças, por ser rico em vitaminas e minerais, nada como o tempo e as pesquisas para provar a solução que pode estar da porteira para dentro.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/