1

Como neutralizar micotoxinas da silagem?

As micotoxinas são muito insidiosas
Micotoxinas na silagem de milho reduzem a lucratividade da criação de bezerros e aumentam o risco de doenças nos animais. As micotoxinas são cada vez mais encontradas em dietas de bezerros, resultando em redução do crescimento e efeitos adversos na imunidade do bezerro, então o teste padrão para toxinas na silagem de milho não é um luxo desnecessário.

Poucos criadores de bezerros priorizam as toxinas, embora haja evidências crescentes de que elas estão presentes na ração. A Organização Mundial de Alimentos (FAO) estima que 25% de todos os alimentos do mundo contêm micotoxinas. De um modo geral, existem dois tipos de micotoxinas: micotoxinas encontradas no solo ou na planta e micotoxinas que são formadas durante o armazenamento da ração. Este último está principalmente relacionado ao manejo, como no caso da silagem de milho: como a silagem recém-preparada é compactada, a rapidez com que a conservação é realizada, o local de produção etc.

As micotoxinas são muito insidiosas. De acordo com o veterinário Cohen D’Howe, eles podem estar presentes na silagem de milho e grãos, mas você nunca os reconhecerá visualmente direta e imediatamente. Indiretamente, com o tempo, você verá sintomas pouco claros na saúde dos bezerros, como perda de crescimento, imunidade reduzida. “Um ganho diário menor de 10 a 25 gramas não é imediatamente perceptível, porém, no final, as perdas somarão um valor significativo. Portanto, a silagem de milho deve ser testada para micotoxinas como padrão.”

O veterinário Cohen D’Howe também aponta o clima como uma possível razão para o aumento da presença de micotoxinas, mas também especula sobre a monocultura: se o milho é cultivado constantemente em um local, as toxinas não se decompõem e se acumulam no local. Mas isso é apenas uma teoria, acrescenta: “Há casos em que o milho foi cultivado no local pela primeira vez e, após a ensilagem, ainda são encontradas muitas micotoxinas”.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/