1

Falta de umidade no solo limitou avanço do plantio da soja

Contudo, chuvas avançam e favorecem a retomada do ritmo

Progresso: 56.8% Emergência; 43.2% Desenvolvimento Vegetativo

Semana Anterior: 55.8% Emergência; 44.2% Desenvolvimento Vegetativo

De acordo com o último monitoramento semanal das condições das lavouras, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), até o dia 22 de Outubro algumas lavouras do país tiveram problemas em relação à falta de umidade no solo. Contudo, as chuvas avançaram em algumas regiões permitindo a retomada da semeadura.

No MT, o plantio avança rapidamente, com 63,9% semeado. Porém, no Sudeste e Leste algumas propriedades paralisaram os trabalhos devido a falta de umidade no solo. Em GO, a redução das precipitações causou uma diminuição da intensidade do plantio. Em MS, a diminuição das chuvas permitiu uma maior evolução do plantio e melhoria no desenvolvimento.

Em TO, algumas áreas foram semeadas em Caseara e Alvorada. Em SP, a redução das chuvas permitiu um avanço no plantio. No RS, os agricultores seguem com cautela o plantio, devido ao receio de nova influência do La Niña. No PR, a continuidade do tempo úmido e frio causou leve piora na situação de algumas lavouras, porém a maioria apresenta bom desenvolvimento.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 16 a 22 de outubro de 2022

Fonte: https://www.agrolink.com.br/