1

O que esperar das safras do Brasil e da Argentina?

“Não é segredo que a safra argentina passa por um momento muito ruim neste ciclo”, afirma a HedgePoint Global Markets

Em seu mais recente relatório, divulgado neste mês, a HedgePoint Global Markets destaca que o clima pode, sim, afetar a produção da atual safra de grãos do Brasil e da Argentina. Apesar de se ter diferenças entre o trabalho desenvolvido nas lavouras dos dois países.

Em relação ao Brasil, o material destaca que, em geral, a produção é positiva. Porém, pode se ter problemas com o desenvolvimento na região Sul — com áreas sofrendo com estiagem. No país vizinho, contudo, a situação média é mencionada como complicada pela empresa.

 “Não é segredo que a safra argentina passa por um momento muito ruim neste ciclo. No entanto, uma das consequências do atraso nas safras é que ainda pode haver tempo para evitar perdas maiores”, afirma a equipe da HedgePoint Global Markets. “Com isso não queremos dizer que a colheita pode ser boa, isso já é passado. No entanto, as chuvas recentes têm ajudado e o NDVI melhorou nos departamentos do sul”, prosseguem os responsáveis pelo relatório

Clima na Argentina e no Brasil

De acordo com o relatório, as chuvas recentes melhoraram as condições de lavouras no Sul do Brasil e em partes da Argentina.

“Quanto ao futuro, as previsões ainda variam bastante e não necessariamente concordam o tempo todo. Ainda assim, entre EPS e GEFS (modelos europeu e americano, respectivamente), a tendência parece ser de seca moderada no sul do Brasil de 20 a 27 de janeiro, seguida de superávit nos 7 dias seguintes”, pontua e Hedgepoint Global Markets.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/