1

Ciclo do fenômeno La Niña chega ao fim; saiba mais

Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural, fala sobre a mudança climática

Há três safras, o La Niña atuou no Hemisfério Sul, o que, entre outros problemas, provocou a estiagem no Rio Grande do Sul. Esse fenômeno, contudo, não seguirá ativo no decorrer dos próximos meses, informa Arthur Müller, meteorologista do Canal Rural.

Com base em dados do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), departamento mantido pelo governo dos Estados Unidos, Müller cita que o atual ciclo do La Niña chegou ao fim. Agora, há a presença da chamada fase neutra desse fenômeno de interação oceano-atmosfera: o El Niño Oscilação Sul (Enso). Porém, o efeito não é imediato, pois leva-se um tempo para a atmosfera começar a reagir a este sinal de águas superficiais mais quentes no oceano Pacífico Equatorial.

“Existe a chance do [próximo] verão já começar sob a influência de El Niño” — Arthur Müller

“As expectativas são que essa neutralidade dure até o fim da primavera 2023”, afirma Müller. “Existe a chance do [próximo] verão já começar sob a influência de El Niño”, informa o meteorologista ao fazer referência à estação que, no Hemisfério Sul, irá de 21 de dezembro deste ano a 20 de março de 2024.

Dessa forma, a expectativa é de que a próxima safra de verão do Rio Grande do Sul não seja impactada pela estiagem. Com o El Niño, o estado sulista deve contar com o aumento das chuvas.

Previsão do tempo além do La Niña

Para além do fator envolvendo o fim do ciclo do La Niña, Arthur Müller destaca a previsão do tempo para os próximos dias. De acordo com ele, as chuvas irão se concentrar, de sábado (11) a terça-feira (14) sobre três pontos espalhados pelo país:

  1. Região Norte como um todo;
  2. Oeste nordestino; e
  3. Norte de Mato Grosso.

Nessas áreas, a expectativa é de que a chuva tenha volumes de 50 a 120 milímetros. Por outro lado, o interior do Nordeste e o centro-sul do Rio Grande do Sul seguem sem previsão de acumulados até o início da próxima semana. O tempo seguirá quente e úmido nas demais faixas do país.

Altos acumulados x baixa umidade

Na relação da previsão do tempo com as atividades rurais, o meteorologista do Canal Rural apresenta — desta vez — dois alertas:

  • Soja

Os altos acumulados de precipitação para os próximos dias na região Norte e no norte de Mato Grosso podem gerar transtornos durante a colheita da soja. Isso porque solo já se encontra bem úmido devido às chuvas dos últimos dias.

  • Trabalho de campo

Devido à baixa umidade relativa e ao calor no interior do Nordeste e no sul do Rio Grande do Sul, um cuidado extra com a hidratação se faz necessário no trabalho de campo dessas localidades.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/