1

Mapa lança plano de ação estadual para ABC+ no RS

Estado tem como meta a adoção de tecnologias sustentáveis em 4,6 milhões de hectares até 2030, o que deve resultar numa redução de emissões de 75 mi/t de CO2

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o governo do Rio Grande do Sul lançaram a versão estadual do plano setorial para adaptação à mudança do clima e baixa emissão de carbono na agropecuária, o ABC+. Com isso, o estado deve avançar na produção sustentável das lavouras e da pecuária.

O plano ABC+RS foi elaborado por um grupo gestor estadual composto por profissionais de diversas instituições públicas e privadas ligadas ao agronegócio.

As metas contemplam ações como avanços no sistema de plantio direto e maior adoção de bioinsumos nas lavouras, irrigação, recuperação de áreas degradadas, adoção de sistemas integrados de produção, terminação intensiva de gado, manejo de florestas plantadas e destinação de resíduos da produção animal. O objetivo é evoluir em produção sustentável.

“O Plano ABC+ é desenvolvido a nível nacional e os estados começaram a implementar ações a partir de maio do ano passado. Aqui no RS, 116 mil produtores já receberam orientações de órgãos como Emater e Senar. A meta é de que as tecnologias sustentáveis sejam adotadas em 4,6 milhões de hectares até 2030 no estado, o que vai resultar numa redução de emissões de 75 milhões de toneladas de CO2″, diz Marjorie Kauffmann, secretária do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul.

A redução dos gases é considerada fundamental para os desafios climáticos e que impactam diretamente produtores gaúchos com cenários recorrentes de estiagem, por exemplo. No estado, produtores já financiaram R$ 520 milhões em recursos do Pronaf ABC+ e do Programa ABC+ com foco em tecnologias que devem elevar a produção gaúcha a um novo patamar, produtivo e sustentável.

Fonte: https://www.canalrural.com.br/