1

Isopor para liberação controlada de fertilizantes

Um dos benefícios da tecnologia é o baixo custo
Já pensou em reduzir os impactos ambientais e dar um destino nobre ao isopor, material que leva anos para se degradar na natureza? É o que pretende a pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação.

Os ingredientes para criar um novo revestimento nanométrico, que consiste na formação de uma camada de proteção, utilizando óxido de zircônio, também tem em sua “receita” isopor, amido, óleo de casca de laranja, enxofre e colágeno. Esse revestimento poderá promover a liberação controlada de fertilizantes na agricultura.

Os fertilizantes de liberação controlada podem ser entendidos como fertilizantes que liberam os nutrientes em sincronia com a necessidade nutricional da planta. Wagner Luiz Polito é o professor orientador da pesquisa. Sobre o novo material ele diz: “a principal vantagem da proposta é aproveitar uma matéria-prima que gera impacto ambiental e que iria para o lixo.  Na nossa pesquisa, usamos um solvente verde (óleo da casca da laranja) para diluí-lo, permitindo que ele seja aproveitado em um revestimento para nutrientes, como se fosse uma capa muito fina que envolve o fertilizante e não prejudica a natureza”.

Outro benefício da tecnologia, segundo o docente, é o baixo custo em comparação aos revestimentos comerciais disponíveis atualmente.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/