1

Mais de 90% da soja dos EUA é geneticamente modificada

E não é só a soja

Sementes geneticamente modificadas (GE) foram introduzidas comercialmente nos Estados Unidos para as principais culturas agrícolas em 1996, com taxas de adoção aumentando rapidamente nos anos que se seguiram. Atualmente, mais de 90% do milho, algodão de terras altas e soja dos EUA são produzidos com variedades transgênicas.

 As culturas GM são amplamente classificadas neste produto de dados como tolerantes a herbicidas (HT), resistentes a insetos (Bt) ou variedades empilhadas que são uma combinação de características HT e Bt. Embora outras características GM tenham sido desenvolvidas (como resistência a vírus e fungos, resistência à seca e conteúdo aprimorado de proteína, óleo ou vitamina), as características HT e Bt são as mais comumente usadas na produção agrícola dos EUA. Ainda que as sementes HT também sejam amplamente utilizadas na produção de alfafa, canola e beterraba sacarina, a maioria dos hectares transgênicos são plantados em três grandes culturas: milho, algodão e soja.As culturas tolerantes a herbicidas (HT), que toleram herbicidas potentes (como glifosato, glufosinato e dicamba), oferecem aos agricultores uma ampla variedade de opções para o controle eficaz de ervas daninhas. Com base nos dados da pesquisa do USDA, a porcentagem de hectares de soja domésticos plantados com sementes HT aumentou de 17% em 1997 para 68% em 2001, antes de atingir 94% em 2014.

Culturas resistentes a insetos , que contêm genes da bactéria do solo Bt (Bacillus thuringiensis) e produzem proteínas inseticidas, estão disponíveis para milho e algodão desde 1996. A área plantada de milho Bt doméstico cresceu de aproximadamente 8% em 1997 para 19% em 2000, antes subindo para 84% em 2022.

Fonte: https://www.agrolink.com.br/