Colheita avança, mas qualidade do trigo preocupa mercado
A menor disponibilidade de trigo tipo 1 começa a influenciar os preços no mercado brasileiro à medida que a colheita avança. Segundo o Cepea, o excesso de umidade ao longo do ciclo reduziu a qualidade do cereal e aumentou a oferta de trigos dos tipos 2 e 3, com PH mais baixo.
Com menos produto dentro dos padrões de qualidade demandados pelo mercado, vendedores que ainda possuem bons volumes de trigo de melhor qualidade vêm elevando os preços de suas ofertas, de acordo com pesquisadores do Cepea.
O cenário de menor disponibilidade de trigo tipo 1 ocorre mesmo com o avanço da colheita nacional. Dados divulgados pela Conab mostram que, até 25 de setembro, 28,9% da área cultivada com trigo no Brasil havia sido colhida.
Os resultados observados até o momento indicam, portanto, uma diferença entre o avanço da oferta física e a disponibilidade de cereal com maior padrão de qualidade. Enquanto a colheita se aproxima de um terço da área cultivada, o mercado encontra maior presença de trigo dos tipos 2 e 3 e menor volume de trigo tipo 1.
Segundo o Cepea, essa restrição de produto dentro dos padrões procurados pelos compradores tem permitido que vendedores com cereal de melhor qualidade aumentem os valores pedidos nas negociações.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/